top of page
Buscar
  • Foto del escritorcentroconscienciaa

RECONCILIANDO OS ENSINAMENTOS DOS MESTRES BEINSA DOUNO E OMRAAM MIKHAËL AÏVANHOV

(excertos de palestra dada por Marta Aleksándrova Perikliéva Boío em 1918)


O Mestre Omraam explicava os métodos do Mestre Peter Deunov de modo mais adequado à mentalidade europeia


Aqui eu gostaria de dizer que o Mestre Ómraam dava, em princípio, explicações sobre o que o Mestre Peter Deunov ensinava. Mas Mikhail Ivánov o fazia de uma forma um pouco mais intelectual. Em duas palestras, escutei dele pessoalmente o seguinte: “Eu não mudei nada do ensinamento da Fraternidade Branca Universal. Só o adaptei à mentalidade europeia”. Eu entendo como foi difícil para ele introduzir o ensinamento do Mestre Deunov para pessoas que são da quinta raça, a raça do intelecto, que procura a lógica das coisas, que tem um tipo de pensamento intelectual, material, ligado à observação e ao raciocínio. Por isso, os métodos do Mestre Peter Deunov, cuja finalidade é despertar a consciência coletiva, foram usados de maneira um pouquinho diferente pelos discípulos do Mestre Ómraam.


Necessidade de transmitir o Ensinamento do Mestre Peter Deunov para o mundo inteiro


No livro Apelo a meu povo, o Mestre Peter Deunov diz que este ensinamento vem primeiro para os búlgaros, mas deve ser transmitido aos outros povos. Para ele, se não fizermos conexão com outros povos, para transmitir sua doutrina, não cumpriremos nossa missão. Não sei se vocês sabem que o Mestre Deunov recebeu o Espírito de Cristo. Quem está pronto, quem reencarnou muitas vezes, poderia também receber o Espírito dessa maneira. A questão é se somos capazes de ser amplos e abertos. Nós, búlgaros, infelizmente, passamos séculos e séculos limitados e, mesmo assim, conservamos o interesse pelo que acontece no mundo inteiro. Nunca fomos atrasados nesse sentido, estreitos. Mas isso não significa que precisemos afirmar que não há outro Mestre senão o nosso. O trabalho está na mão de muitos mestres do mundo visível e invisível. Para eles, a missão espiritual é trabalhar para o despertar da consciência coletiva, dando início, em consequência, à assim chamada Fraternidade Branca Universal.


A Paneuritmia é apenas um dos métodos deste Ensinamento


Em uma palestra, Omraam disse mais ou menos o seguinte: “A Paneuritmia é um dos métodos dados pelo Mestre Deunov. Não é preciso ampliar o papel dela a respeito do que a Fraternidade tem de fazer. Existem muitos outros métodos; devemos tomar consciência de todos e aplicá-los em nosso trabalho. Deve-se entender por que foram criados.” Pessoalmente, para Mikhail Ivánov, e ele o repetiu em muitas de suas palestras, muito mais importante é ir ao encontro do Sol nascente – em princípio, se possível, como encontro coletivo.


É necessário fazer uma ponte entre o Ensinamento dos dois Mestres


Em uma palestra, Ómraam diz o seguinte: “Nós, que somos portadores da Palavra de Deus, não somos nada. É isso que é importante na filosofia e na doutrina”. Em nome dessa doutrina, precisamos achar uma ponte entre nós – ou nada vai acontecer. Vai acontecer uma seita chamada Fraternidade Branca.

[1] Auprès du MaItre Peter Deunov. Fréjus (France): Éditions Prosveta, 2010. Existe tradução para o espanhol, da mesma editora: Junto al Maestro Peter Deunov.

Palestra Marta Periklieva
.pdf
Download PDF • 304KB

127 visualizaciones0 comentarios

Entradas Recientes

Ver todo
bottom of page